INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Secretaria de Estado da Juventude e Desporto reúne com a maior associação de juventude do país, o CNE.
Artigo publicado a 2020-11-20 /// 575 visualizações
 
CNE reunido com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto
No passado dia 19 de novembro, o CNE reuniu com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto. Aproximar os órgãos de decisão nacional da maior associação de juventude do país foi um dos objetivos.
Esta reunião contou com a presença da adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Selene Martinho, do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, do Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, José Rodrigues e do coordenador das relações externas Erico Virgy.

Na agenda desta reunião, esteve o tema a importância da associação na juventude, onde foi entregue ao Secretário de Estado o plano anual e trienal da associação, para em conjunto com a secretaria, verificarmos onde podemos convergir e criar dinâmicas em paralelo.

Foi feita a apresentação de toda a adaptação do projeto "Escutismo em casa", o processo do desconfinamento, e do projeto Bolota, tema onde o Secretário de Estado, João Paulo Rebelo, participou, aquando da última tertúlia da Flor de Lis.

No seguimento desta temática o CNE entregou ao Secretário de Estado o livro "O Homem Que Plantava Árvores", de Jean Giono, livro que nos mostra como um homem humilde, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França. Como dizia B-P «"O carvalho foi em tempos uma bolota." Se alguma vez sentires fugir a esperança de vires a ter êxito na vida partindo de um modesto princípio, lembra-te de que até mesmo o carvalho, essa árvore tão grande e vigorosa, começou por ser uma pequena bolota caída no chão.»

Por parte da associação foram ainda apresentadas algumas propostas relativamente ao PAJ, Voluntariado na associação, instituições reconhecidas de Utilidade Pública pelo Governo, entre outros. Os temas foram bem acolhidos por parte da Secretaria de Estado onde irão ser discutidos pela mesma.

No final foram apresentados alguns dos objetivos da Secretaria Nacional do Ambiente e Sustentabilidade e da Equipa Nacional de Relações Externas, onde se demonstrou o interesse de contar com o apoio da Secretaria de Estado, sendo lançado o desafio, de contar com a presença ativa desta, no próximo acampamento nacional. Uma das propostas é ter a presença do Secretário de Estado da Juventude num workshop e ainda da vice- presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Sónia Paixão.

Texto de: Erico Virgy. Fotografia de: Selene Martinho.
 
Bookmark and Share