INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Marca já a tua visita!
Artigo publicado a 2020-11-06 /// 79 visualizações
 
Exposição "Escutismo e os ODS"
Já foi inaugurada a exposição "Escutismo e os ODS", patente no Museu do CNE e aguarda a tua visita.
O Corpo Nacional de Escutas inaugurou a exposição "Escutismo e ODS", uma iniciativa organizada pelo Departamento Nacional dos ODS do Corpo Nacional de Escutas (CNE), em colaboração com o Museu do CNE e que conta com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC).

O evento realizou-se via Zoom e contou mais de 100 participantes, não apenas de Portugal, mas também do Brasil, Luxemburgo e Argentina. Teve como intervenientes convidados António Ferrari, Assessor de Comunicação para Portugal do Centro Regional de Informação das Nações Unidas, Rita Saias, Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Joaquim Castro de Freitas, Membro do Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista, Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE e José Gouveia, responsável pelo Museu do CNE. A sessão foi moderada por José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade e teve ainda a intervenção, no espaço físico do museu, de Joana Bacelar, Chefe do Departamento Nacional dos ODS.

Nesta exposição podem ser encontradas 17 telas informativas sobre cada objetivo de desenvolvimento sustentável, bem como três ações possíveis de realizar por escuteiros que contribuem diretamente para o alcance de cada um dos ODS. A ligação entre o Escutismo e as Nações Unidas também é abordada, através de uma contextualização histórica, e existem ainda diferentes jogos pedagógicos. Para além disso, estão expostas duas obras criadas - o cartaz dos ODS e um mapa de Portugal, que regista as ações de sensibilização realizadas em torno dos ODS, cada uma delas feita a partir de materiais reutilizados: lixo apanhado da praia e trapos, alertando assim para a possibilidade de ainda ser possível dar também um futuro ao planeta.

Esta exposição é uma das iniciativas do Compromisso 2030 do CNE, um programa criado em 2018 que visa promover a prossecução da Agenda 2030 das Nações Unidas e que já chegou a milhares de escuteiros. O Compromisso 2030 tem quatro eixos de ação: mobilizar e sensibilizar crianças e jovens para a importância dos ODS e dos desafios que o planeta atravessa; agir em prol de um futuro sustentável, reforçar e criar parcerias em torno do desenvolvimento sustentável e garantir políticas mais sustentáveis a nível local, regional, nacional e internacional, desde os agrupamentos aos decisores políticos.

A visita à exposição requer uma marcação prévia, através do mail do museu do CNE. Esta visita segue todas as normas indicadas pela Direção Geral de Saúde, sendo feita em pequenos grupos.

Texto de: Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fotografia de: Margarida Rodrigues.
 
Bookmark and Share