INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Edição 2020 do JOTA-JOTI.
Artigo publicado a 2020-10-20 /// 230 visualizações
 
«Ligados ao mundo, vivemos bem?»
Vivemos bem? O que é que mais nos incomoda? O que é que podemos fazer para melhorar o mundo dos outros, para melhorar o Nosso mundo? Foram algumas das reflexões da edição deste ano JOTA-JOTI.
O JOTA-JOTI (Jamboree-on-the-Air-Jamboree-on-the-Internet) é o maior evento escutista digital do mundo que se realiza através do Ar e da Internet.
Foi entre os dias 16 e 18 de outubro que os participantes deste grandioso evento trocaram experiências escutistas, partilharam ideias e, num contexto bem atual sob o tema "Ligados ao mundo, vivemos bem?" saber, através das comunicações, como é que escuteiros de outros pontos do mundo lidaram (e estão a lidar) com esta pandemia. Vivemos bem? O que é que mais nos incomoda? O que é que podemos fazer para melhorar o mundo dos outros, para melhorar o Nosso mundo?

Através do rádio e da internet, poderosíssimos recursos dos nossos dias, tivemos oportunidade de contactar escuteiros de uma gigantesca área em todo o mundo e partilhar, aprender e tomar ações, que permitem uma mudança que, por mais pequena que seja, deixará certamente o mundo um pouco melhor do que o encontramos. Temos de ser a mudança que queremos ver no mundo!

Sem restrições de idade, nem de número de participantes, para além das comunicações, é muito importante partilhar experiências, aprendizagens, formas de lidar com o mundo que nos rodeia e até mesmo uns com os outros.

Em tempos de pandemia, a preparação desta atividade foi muito cuidadosa no que diz respeito a segurança, alertando sempre para o cumprimento das normas impostas pelas autoridades de saúde. Especificamente no contexto do JOTA-JOTI, foi importante sensibilizar para a higienização adequada das superfícies, dos teclados, dos computadores e dos microfones.

A adesão foi significativamente inferior à das edições anteriores e, tendo sido decretado Estado de Calamidade na semana anterior à data da atividade devido à evolução da pandemia, algumas estações cancelaram a sua participação.

Em alternativa, num programa dinâmico, com uma variedade de atividades de educação não formal como webinars, fogos-de-conselho globais, shows de talentos, shows ao vivo e muito mais, o Bureau Mundial disponibilizou uma versão online do JOTA JOTI que permitiu a união e o convívio fraterno entre os participantes.

O evento reúne milhões de jovens em todo o mundo num fim-de-semana repleto de atividades que promovem a amizade e a cidadania global.

Texto de: Departamento Nacional de Radioescutismo. Fotografia de: Daniel Alvarenga.
 
Bookmark and Share