INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Cerimónia de distinção dos projetos.
Artigo publicado a 2020-10-06 /// 394 visualizações
 
Projetos distinguidos e inseridos no Scout of The World Award
"Crianças ao Rubro" e "Comunidade Surda- Um projeto para a inclusão", foram distinguidos como projetos Scouts of the World Award.
No último fim de semana, em Caldas de São Jorge e no Lavradio, o Pedro Gomes, caminheiro do agrupamento 901, Caldas de São Jorge, participante no projeto "Crianças ao Rubro" e Daniel Colaço, caminheiro do agrupamento 1011, Lavradio, que desenvolveu o projeto "Comunidade Surda - Um projeto para a inclusão" foram distinguidos e inseridos no programa Scouts of the World Award (SWA), da Organização Mundial do Movimento Escutista.

O programa "Scouts of the World Award" (SWA), da Organização Mundial do Movimento Escutista, surgiu no âmbito dos Objetivos do Milénio (ODM), em 2008. A SWA, no CNE, destina-se a caminheiros/companheiros/aeronautas, entre os 18 e os 22 anos.

Este programa promove a realização de ações de serviço em três áreas: Ambiente, Desenvolvimento e Paz. Estas ações de serviço promovem a cooperação mundial de todos os escuteiros, e visam o alcance de um mundo melhor: "Scouts Creating a Better World".

O desenvolvimento e a participação em projetos deste programa obedecem a determinadas fases, que são as mesmas em todo o mundo. No final dos projetos, cada escuteiro, recebe um certificado "Scout of the World", uma insígnia e o acesso a uma rede mundial, a "Network", onde podem encontrar, conhecer e participar em projetos do programa SWA.

O Daniel, através das suas aulas de Língua Gestual Portuguesa (LGP), e posteriormente através da produção de materiais de ensino de LGP que, também, podes encontrar no Facebook Escutismo, e o Pedro através do projeto de serviço "Crianças ao Rubro", em Santa Maria da Feira, com ações junto das crianças acolhidas Obra do Frei Gil, sabem e demonstram-nos que com pequenos gestos conseguem mudar o mundo e que sabem estar alerta para o mundo que nos rodeia e que necessita, a cada instante, da sua ação.

Ambas as Cerimónias de entrega do diploma e insígnia Scouts of the World Award, em Santa Maria da Feira e no Lavradio, realizaram-se ao ar livre e respeitaram as medidas de prevenção e segurança relacionadas com a pandemia emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelos CNE. O agrupamento do 1011, Lavradio, o Clã e a Direção do Agrupamento 901, Caldas de São Jorge, bem como outros caminheiros que acompanharam o Pedro e o Daniel nos seus projetos, e alguns amigos e beneficiários das suas ações marcaram presença neste momento tão importante para ambos.

Texto de: Inês Graça. Fotografia de: Equipa SWA.
 
Bookmark and Share