INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Conhece as diferentes formas de participar!
Artigo publicado a 2020-09-21 /// 773 visualizações
 
Carlo Acutis - um jovem como tu!
Fica a conhecer todas as iniciativas que irão decorrer até à beatificação de Carlo Acutis, a figura anual 2020/2021.
O jovem Carlo Acutis irá ser beatificado no dia 10 de outubro, em Assis. Sendo Carlo a figura anual do ano escutista 2020/2021, o CNE lançou uma Open Call intitulada “Carlo Acutis – um jovem como tu!” para selecionar dois Escuteiros que representassem a Associação nesta cerimónia. De igual forma, irá promover uma série de iniciativas em torno deste momento marcante, que terão lugar até à data da cerimónia.

Na Exortação Apostólica “Alegrai-vos e Exultai”, o Papa Francisco interpela-nos com as seguintes palavras “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra” (GE, 14). Com enfoque nestas palavras, a Equipa Nacional da Pedagogia da Fé, promove um conjunto de oportunidades educativas para todos os associados – jovens e adultos – sobre a vida de Carlo Acutis, um jovem que, com o seu exemplo, nos mostrou que o caminho para a santidade está ao alcance de todos.

Entre as iniciativas que irão ser lançadas encontra-se uma tertúlia com a mãe de Carlo, em data ainda a definir; a disponibilização de um jogo para conhecer melhor este jovem, que poderão usá-lo no dia 10 de outubro ou ao longo do ano escutista; a transmissão da cerimónia de beatificação no Youtube do Escutismo e um documento para os Dirigentes, com enquadramento e oportunidades educativas, para auxiliar à vivência da figura anual nas atividades, no decorrer do ano escutista.

Na sequência da Open Call, foram selecionadas a Leonor Moura, Caminheira no Agrupamento 467 - Charneca da Caparica da Região de Setúbal e a Maria Claro, Pioneira no Agrupamento 658 - Carrazeda de Ansiães, Região de Bragança-Miranda. Infelizmente, devido à evolução das condições epidemiológicas, a viagem a Assis não se poderá realizar, mas outras oportunidades irão surgir para as duas poderem dar a conhecer quem foi Carlo Acutis a todo o CNE.

Este ano escutista, de modo muito especial, somos todos desafiados a olhar para os nossos jovens, como seres únicos e irrepetíveis, trabalhando o SER – SER escuteiro, SER pessoa, SER como cada um é, original. “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias” são palavras do jovem Carlo que morreu em 2006, com apenas 15 anos.

Texto de: Secretaria Nacional Pedagógica. Imagem de: Gonçalo Pinto.
 
Bookmark and Share