INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Conselho reunido.
Artigo publicado a 2020-09-12 /// 547 visualizações
 
Conferências no arranque do Conselho Nacional de Representantes
Representantes do CNE estão reunidos este fim de semana, no Colégio da Imaculada Conceição, na região de Coimbra.
O Conselho Nacional de Representantes (CNR) está a decorrer na região de Coimbra, no Colégio da Imaculada Conceição e conta com 150 conselheiros de norte a sul do país.

Este CNR, que decorre num período totalmente atípico devido à pandemia que se vive a nível mundial, foi organizado e planeado ao rigor de forma a garantir a segurança dos presentes.

De realçar que neste CNR foi utilizado pela primeira o sistema de Check-in através de um programa eletrónico.
Após as boas vindas do Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, João Armando Gonçalves, e a Oração, deu-se oficialmente a abertura deste conselho.

João Paulo Feijoo, foi o primeiro conferencista convidado. Escuteiro, com um longo percurso não só a nível nacional como internacional, tendo sido o primeiro português membro do Comité Europeu do Escutismo.

Sob a temática "Dias de um futuro passado", João Paulo Feijoo fez uma reflexão sobre todas as mudanças e consequências, a diversos níveis deste período de pandemia que vivemos. No final, realçou que “ o futuro pertence àqueles que conseguiram reinventar-se, não duas, mas múltiplas vezes necessárias.

João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, foi o segundo escuteiro convidado deste dia. Após demonstrar uma enorme satisfação em poder estar presente convidou todos a refletir sobre o tema "Educação para quê?"com o foco principal, da inclusão.

João Costa recordou que a pandemia trouxe à superfície muitas coisas que já existiam, mas que neste momento estão a ter mais destaque.

Salientou ainda a importância do "Ask the boy", também no contexto educativo, porque para incluir tem de se saber o que os excluídos sentem; para ter sucesso, há que dar voz aos que procuram; e ainda se queremos ter cidadãos incluídos e informados temos de lhes dar voz.

De seguida, entrou-se no período da ordem do dia onde foram aprovados e discutidos o Plano Trienal 2020-2023, e a Insígnia Trienal, tendo ambos sido aprovados.

Foi ainda apresentado e discutido o Plano e Orçamento da Junta Central para 2020-2021, tendo sido igualmente aprovado pelos representantes.

A finalizar o período da tarde a Mesa dos Conselhos Nacionais convidou ainda a estar presente Joaquim Freitas, membro do Comité Europeu do Escutismo e Rui Teixeira, eleito vice-presidente do Comité Europa-Mediterrânio da CICE. Ambos fizeram uma pequena apresentação de todo o trabalho desenvolvido nos seus grupos.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Manuel Joaquim.
 
Bookmark and Share