INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Mais de quatro meses cheios de desafios.
Artigo publicado a 2020-08-19 /// 371 visualizações
 
Juntos somos mais fortes
O Agrupamento 1401 São Pedro de Lousa encerrou, no dia 25 de julho, as atividades escutistas do ano 2019/2020.
Foram mais de quatro meses cheios de desafios, onde as nossas capacidades de nos adaptarmos à nova realidade foram postas à prova.

Foram quatro meses onde fizemos escutismo em casa, desde o ACANTONAC aos "17 Dias, 17 ODS", passando pela dinâmica "Rapazes e Raparigas de Mafeking" e pelas reuniões semanais online onde trabalhámos diversas áreas do escutismo.

Um dos objetivos do agrupamento desde que a pandemia começou era terminar o ano escutista com uma atividade que fosse marcante para as nossas crianças e jovens, fosse online, fosse presencial. Depois do grande revés ao sabermos do não regresso às atividades presenciais da Região de Lisboa, começámos a preparar a atividade final online deste ano escutista.

Iniciámos a atividade dia 25 de manhã com a participação da Sara Rodrigues, candidata a dirigente do Agrupamento 740 Areosa, que orientou a nossa ginástica matinal e nos ajudou a começar o dia com energia. Seguiu-se um atelier de Língua Gestual Portuguesa que foi orientado pela candidata a dirigente do 1076 Vieira de Leiria, Ana Pires (que aliás, já tinha participado numa das atividades online com a nossa Alcateia).

Para o almoço lançámos um desafio aos nossos elementos: tinha de ser preparado por eles (ou com a ajuda dos familiares) e tinha de conter pelo menos um destes três ingredientes: batata palha, bifes de frango e/ou fruta. Não foi preciso esperar muito até nos chegarem fotos e vídeos dos pratos maravilhosos que confeccionaram. Foi impossível não ficar com água na boca!

Iniciámos a tarde com o jogo "Quem é Quem" que consistiu em cada equipa tentar adivinhar o nome que foi dado a um elemento da sua equipa através de perguntas que só podiam ser respondido com "sim" ou "não". O nome a ser adivinhado era uma pessoa do agrupamento, da comunidade ou um Santo.

De seguida tivemos um atelier de animação que foi orientado pelo dirigente José Micaela do Agrupamento 1243 Bobadela, onde aprendemos algumas dicas sobre este tema e soltámos umas valentes gargalhadas.

Por fim, os dirigentes participaram na Eucaristia das 18h30 na Igreja de São Pedro, em Lousa, onde realizaram a transmissão online da mesma para os elementos que não puderam assistir à Missa presencialmente, e que terminou com a leitura da Ordem de Serviço de Agrupamento.

Foram mais de quatro meses difíceis mas que serviram para ficarmos mais unidos que nunca, e unidos, juntos, somos mais fortes. Setembro já está quase aí para voltarmos a fazer aquilo que tanto gostamos: Escutismo!

Texto e fotografia de: Duarte Sousa.
 
Bookmark and Share