INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Presidente da República participou ativamente nesta ação de sensibilização junto dos jovens.
Artigo publicado a 2020-06-20 /// 684 visualizações
 
Presidente da República marca presença em ação de sensibilização no combate a COVID19
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) em parceria com o CNE e a AEP desenvolveu uma ação de sensibilização, para combater a COVID 19 na área de Lisboa e Vale do Tejo.
Decorreu hoje uma ação de sensibilização para combater a COVID 19 na área de Lisboa e Vale do Tejo. Esta ação foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ) em conjunto com o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).

Atualmente a região de Lisboa e Vale do Tejo representa 75% dos casos de COVID 19 do nosso país. Assim, foram escolhidos alguns locais estratégicos da grande Lisboa, com o desafio de jovens sensibilizarem os outros jovens para a adoção dos novos hábitos sociais, neste contexto que vivemos de pandemia da COVID-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A ação que decorreu em Queluz, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ministra da Saúda, Marta Temido, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, a Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas e ainda o Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de juntamente com os escuteiros presentes ajudar nesta campanha de rua, reforçando junto dos mais jovens a importância do uso da máscara, pedindo mesmo que os jovens ajudem mais nesta fase, dando assim, o exemplo.

João Esteves, Chefe Regional de Lisboa esteve envolvido desde a primeira hora na organização desta ação de sensibilização, explicou que "Foi uma ação de iniciativa pro-ativa: os jovens que dinamizaram estiveram em sítios estratégicos (onde se vê grupos de jovens em aglomerado) e abordaram os seus pares para sensibilizarem para a importância de utilizarem Equipamentos de Proteção Individual. Distribuíram máscaras e desinfetaram centenas de mãos. Para além disso, distribuíram cartazes e flyers pelas ruas, de modo a que a mensagem fique exposta durante os próximos dias."

Relembramos que a região de Lisboa continua com as suas atividades suspensas devido à situação que se vive na região. João Esteves reforça que não podiam deixar de participar nesta ação pois "somos uma gota, que contactou com uma gota, mas estou certo que fizemos a diferença."

No local esteve igualmente presente o Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, José Rodrigues e em declaração à Flor de Lis lembrou que "Numa fase em que todos desejamos regressar às nossas vidas, e as nossas iniciativas e voltar a conviver com amigos e familiares, precisamos de nos consciencializar que a situação de pandemia que vivemos ainda não passou e que o vírus ainda anda por aí. Os jovens naturalmente sentem este apelo do regresso à normalidade com mais ansiedade e precipitação, pelo que todos os apelos para que mantenham todas as regras de segurança e proteção, são agora ainda mais importantes."

Por fim José Rodrigues realçou a importância do CNE estar envolvido nesta ação "ajudámos a passar a mensagem de jovens para jovens, apelando numa linguagem mais próxima e mais facilmente assimilável, reforçando ainda a necessidade de nos protegemos e não sermos agentes de contaminação para os nossos familiares e amigos."

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Francisco Lopes.
 
Bookmark and Share