INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Solidariedade na preservação da memória de B-P.
Artigo publicado a 2020-06-13 /// 3464 visualizações
 
CNE solidário na preservação da memória do Fundador do Escutismo
A Federação Escutista de Portugal, em comunicado, expressou a sua solidariedade com os irmãos escutas do reino Unido, na preservação da memória de Robert Baden-Powell.
A estátua de Robert Baden-Powell, em Poole, no sul de Inglaterra poderá ser retirada pelas autoridades municipais. Esta situação foi desencadeada na sequência dos protestos antirracistas pela morte do afro-americano George Floyd , nos EUA que já resultaram da destruição de diversas estátuas em vários países.

Em comunicado a Federação Escutista de Portugal (FEP), composta pelas duas associações escutistas do nosso país - Corpo Nacional de Escutas (CNE) e Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) em conjunto expressaram a sua solidariedade com os irmãos escutas do Reino Unido, na preservação da memória do nosso Fundador - Robert Baden-Powell - Honrando o legado que ele nos deixou.

Assim, e porque todos os escuteiros são irmãos e iguais entre si, partilharam o comunicado da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) sobre esta questão.

"A OMME está a acompanhar as notícias da possível remoção da estátua de Lord Robert Baden-Powell, de Poole Quay em Dorset, Reino Unido. The Scout Association, organização membro da OMME no Reino Unido, encontra-se a discutir o assunto com o conselho da cidade local.

Como fundador do Movimento Escutista Mundial, Baden-Powell, nascido em 1857, inspirou a criação de um movimento que cresce há mais de 113 anos que capacita centenas de milhões de jovens em todo o mundo. Baden-Powell viveu numa era diferente e dentro de realidades diferentes. Hoje, o Movimento que ele fundou inclui mais de 54 milhões de escuteiros em 224 países e territórios, promovendo a tolerância e solidariedade em todo o mundo.

O Escutismo oferece um ambiente inclusivo para reunir jovens de todas as raças, culturas e religiões e cria oportunidades de diálogo sobre como promover a paz, a justiça e a igualdade.

O Movimento que foi fundado em 1907 na Ilha Brownsea, destaca-se pela promoção da diversidade e inclusão, que são os pilares dos valores escutistas, enquanto denuncia todas as formas de racismo, discriminação, desigualdade e injustiça.

A OMME continuará a trabalhar em estreita colaboração com a Associação Escutista do Reino Unido, reconhecendo o valor histórico e o simbolismo que os Escuteiros de todo o mundo atribuem ao local de nascimento do Movimento Escutista."

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Mário Pais.
 
Bookmark and Share