INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Escuteiros reunidos no 1º Acantonamento Nacional.
Artigo publicado a 2020-05-24 /// 848 visualizações
 
ACANTONAC reúne milhares de escuteiros «Unidos à distância»
O CNE, de forma única e original, celebra os seus 97 anos com o primeiro acantonamento nacional.
Durante este fim de semana decorreu o primeiro acantonamento nacional, ACANTONAC2020, sob o lema «Unidos à distância». O convite feito a cada escuteiro para participar na atividade, construindo o seu próprio abrigo em casa, participando nas diversas atividades disponíveis, envolvendo-se no Fogo Conselho virtual e na Eucaristia, foi amplamente aceite, dando um valioso contributo para que esta atividade fique na história da associação.

No arranque da atividade tivemos algumas personalidades que marcaram a sua presença com uma mensagem a todos que fizeram parte deste ACANTONAC e ainda dos 97 anos do CNE. Craig Turpie, presidente do Comité Mundial do Escutismo foi um deles e na sua mensagem recordou uma frase do fundador "O escuteiro é ativo em fazer o bem, não passivo em ser bom". É claro que todos vocês são ativos em fazer o bem! À medida que vocês aproveitam o vosso acantonamento online, vamo-nos comprometer em cumprir o nosso dever para ajudar outras pessoas. Vamo-nos comprometer em criar um mundo melhor. Sejamos todos e cada um de nós, a mudança que queremos ver no mundo. Desejo-vos um feliz acantonamento online!"

Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos, na cerimónia de abertura deste primeiro Acantonac relembrou a missão desta atividade "Este fim de semana vamos estar juntos, vamos estar unidos, apesar da distância, vamos festejar o CNE, vamos fazer a festa de estar juntos em mais uma atividade nacional na qual estaremos milhares de escuteiros a participar... "Com o ACANTONAC queremos também cumprir com aquilo que Baden-Powell nos deixou acerca da missão do Escutismo "trabalharmos para que todos os jovens sejam cidadãos felizes, saudáveis e prestáveis".

De seguida foi a vez do Pe. Luís Marinho, Assistente Nacional do CNE, dinamizar a oração inicial do ACANTONAC onde lembrou o papel do Escutismo nos últimos tempos "Está bem visto que o Escutismo não é uma ocupação de tempos livres, mas que toca o que a vida tem de mais essencial. Não é isso temos experimentado nestes dias onde nos faltam tantas coisas, e aprendemos a centrar-nos e a valorizar aquilo que é primeiro, aquilo que é o centro, aquilo que em lado nenhum e em circunstância nenhuma queremos perder. Sim o Escutismo ajuda-nos a viver, e ajuda-nos a viver estes tempos tão particularmente dramáticas, intensos e cheios de perplexidade que estamos a viver."

Este ACANTONAC contou com momentos únicos, primeiro ao ser transmitido na sua totalidade nas páginas oficiais do escutismo, Facebook e Youtube, e ainda ter sido pela primeira vez utilizado o recurso da Língua Gestual.

Foi igualmente guardado para esta atividade o lançamento do CD dos 20 anos do FESCUT. João Francisco, coordenador da equipa do FESCUT afirmou que este CD é um sonho tornado realidade "Este sonho permite eternizar estas músicas, permite também eternizar um estilo musical, a música escutista tão especial para todos nós."

Durante o fim de semana foram organizados seis atelieres, duas tertúlias, um concerto escutista tendo uma participação muito ativa dos nossos escuteiros.

O ACANTONAC foi igualmente uma atividade solidária a começar pela sua insígnia, onde os fundos angariados revertem a favor da Cáritas Portuguesa permitindo que os escuteiros ajudem, apoiando crianças e jovens que ficaram limitados no acesso a comunicações e ferramentas digitais, de forma a que possam prosseguir os seus estudos em casa.

Neste fim de semana ainda está a decorrer a nível nacional a campanha do Banco Alimentar, envolvendo muitos caminheiros e dirigentes na organização de recolha de bens, na sede de cada agrupamento.

Hoje a atividade começou com a Eucaristia especial comemorativa dos 97 anos do CNE, em direto da Igreja de São Cristovão, em Lisboa. De seguida o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria fechou o ACANTONAC onde fez um primeiro balanço após este tempo de confinamento, do projeto Escutismo em Casa. Falou ainda das propostas da Junta Central para a temática do Envolvimento dos Jovens, bem como da importância da participação dos nossos escuteiros na Jornada Mundial da Juventude em 2023, assim como, no próximo ACANAC em 2022.

Todos a transmissão deste ACANTONAC estão disponíveis no canal do Youtube Escutismo. Podes ver ou rever este primeiro Acantonamento Nacional que ficará para a história do CNE, nos seus 97 anos.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de:Participantes ACANTONAC.
 
Bookmark and Share