INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
São várias as ações de serviço de norte a sul.
Artigo publicado a 2020-03-25 /// 1952 visualizações
 
Escuteiros de norte a sul do país prestam serviço
Nas últimas semanas mais de uma centena de escuteiros de norte a sul do país disponibilizaram-se para prestar serviço à comunidade.
As últimas semanas têm sido repletas de notícias dos mais variados pontos do país a dar conta dos diferentes serviços que os nossos escuteiros têm estado a prestar em prol da sociedade.

Vivemos tempos conturbados onde toda a ajuda faz a diferença. Neste momento já decorrem inúmeras ações de apoio de escuteiros adultos, caminheiros e dirigentes, enquadrados nos diversos dispositivos municipais e de freguesia. Desde a distribuição de refeições a pessoas identificadas como grupo de risco, serviço de vigilância em centros de saúde, distribuição de bens à comunidade, montagem de tenda de apoio a utentes de centros de saúde, apoio a idosos necessitados em diversos concelhos, assim como, equipas integradas nos dispositivos de segurança e proteção civil regionais.

Um dos exemplos chega-nos do Agrupamento 791, Monção, região de Viana do Castelo que faz parte integrante da Proteção Civil Municipal de Monção. Além de funcionar como elemento consultivo da Proteção Civil, o agrupamento está a desenvolver ações concretas, como a montagem de tendas que permitem que os profissionais de saúde procedam à troca de vestuário, assim como à descontaminação quando tal se afigure necessário. Está ainda prevista a ajuda logística sempre articulada com o Município de Monção, autoridades policiais e as autoridades de saúde.

Entretanto da parte do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa chegou ainda um pedido especial a todos os escuteiros. Solicitando uma ajuda numa tarefa muito importante nesta fase, de apoio e acompanhamento de jovens com algumas carências, que não lhe permitem ultrapassar esta crise, sem uma perda ainda mais significativa de oportunidades.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Natalina Rita.
 
Bookmark and Share