INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
As diferentes formas do Serviço.
Artigo publicado a 2020-02-12 /// 497 visualizações
 
Dia de São Paulo no Núcleo Serra da Lua
Os caminheiros do Núcleo Serra da Lua, em Lisboa, comemoram o dia de São Paulo de forma diferente: Uma ação de voluntariado numa instituição que trabalha para a inclusão de pessoas com deficiência.
A atividade de inclusão para comemoração do dia de São Paulo foi realizada no dia 1 de fevereiro nas unidades residenciais do CECD Mira Sintra - Centro de Apoio ao Cidadão com Deficiência. Esta IPSS apoia diariamente mais 220 pessoas e jovens com deficiência de modo a enquadrá-los numa sociedade mais inclusiva.

Estiveram presentes quatro agrupamentos: 1268 Reboleira, 46 Agualva-Cacém, 1271 São Brás e 1134 Sintra. Os caminheiros realizaram várias dinâmicas, entre elas jogos quebra-gelo e também pinturas com vários materiais. Para Francisco Caramelo, caminheiro do 1268 Reboleira e responsável pela organização desta atividade, o serviço faz todo o sentido porque «É uma componente prática do Caminheirismo, dar ao próximo, servir». É também uma oportunidade para que os «noviços percebam como é que funciona a dinâmica do São Paulo e que os mais velhos continuem a fazer o serviço porque é uma componente prática do Caminheirismo», sublinha.

Para Martha Xavier, diretora executiva das unidades residenciais do CECD Mira Sintra os escuteiros contribuíram «Para um dia inclusivo, fazendo jogos e brincadeiras com os nossos residentes do lar». Refere ainda que «foi um dia em cheio e a nossa rapaziada adorou!».

Texto e fotografia de: Cláudia Martins Xavier.
 
Bookmark and Share