INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
A delegação portuguesa que transportou a Luz da Paz de Belém da Áustria até Santarém.
Artigo publicado a 2019-12-15 /// 2248 visualizações
 
A Luz da Paz de Belém partilhada em Santarém
A Região de Santarém acolheu este ano, na Igreja de Santa Clara, a cerimónia da Luz da Paz de Belém.
O projeto tem assumido um estatuto de atividade de referência e marca um percurso de preparação para o Natal. O tema para este ano é "Luz de Belém - Serviço, o amor em ação".

Santarém acordou, este domingo, com cerca de 1000 jovens entusiasmados a calcorrear as suas ruas, ruelas e vielas a participar num jogo que os conduzia à descoberta da cidade.

Da Sé aos jardins das Portas do Sol, do Jardim da Liberdade ao Teatro Sá da Bandeira, à Igreja do Santíssimo Milagre, passando ainda pela Igreja da Senhora da Graça, Santa Maria de Marvila, Senhora do Monte, Convento de São Francisco e também pelo Centro Interparoquial de Santarém e pela Casa do Utente onde, nestes dois locais, decorreram atividades de serviço, os elementos das quatro secções do CNE deliciaram-se com as maravilhas arquitectónicas que tiveram a oportunidade de visitar e onde, em cada uma delas, foram convidados a executar diversas tarefas.

A meio da tarde, ao espaço circundante da Igreja de Santa Clara, começaram a chegar, para além dos jovens que durante o dia participaram no jogo de cidade, elementos de Juntas Regionais e Núcleos oriundos de todo o País, com as suas velas decoradas das mais variadas formas e motivos, ansiosos para receberem a Luz da Paz de Belém para, posteriormente, os seus escuteiros a poderem redistribuir pelas igrejas, casas particulares, hospitais, lares de idosos e outros locais das suas localidades.

A delegação do CNE que foi incumbida da missão de recolher a chama na Áustria, iniciou a sua viagem a 11 de dezembro tendo recebido a Luz que hoje estamos a partilhar, a 14 de dezembro na Igreja de São Leopoldo, em Viena.

Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE e Ricardo Matos, Secretario Internacional e responsável pela atividade, bem como diversos membros da Junta Central e de outros órgãos Nacionais não quiseram deixar de marcar presença neste tão importante e solene momento.

A Eucaristia, foi presidida pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina que, antes da benção final procedeu à partilha da luz pelos presentes.

Entre os dias 16 e 24 de dezembro a cerimónia da partilha da luz vai repetir-se nas várias regiões escutistas, espalhando-se assim por todo o território nacional.

Texto e fotografia de: Manuel Oliveira.
 
Bookmark and Share