INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Mais de 70 participantes presentes.
Artigo publicado a 2019-12-03 /// 160 visualizações
 
c'Ace faz Serviço - recuperar, limpar e construir
Centro Escutista da Apúlia promoveu uma jornada de serviço de 29 de novembro a 1 de dezembro.
As perspetivas não eram as mais favoráveis pois previsões meteorológicas indiciavam que a chuva ia estar presente mas, mesmo assim, os 72 participantes provenientes das Regiões do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Braga, Viseu, Algarve e Portalegre e Castelo Branco, apoiados por elementos do staff do Apúlia - Centro Escutista (ACE), marcaram presença durante dois dias nas jornadas de serviço destinadas a melhorar as instalações e os espaços verdes do Centro.

Hugo Ferreira, diretor do ACE, referiu à Flor de Lis que "estas são de longe as jornadas mais participadas, existindo elementos que são presença habitual desde as primeiras jornadas realizadas em 2017. Intensificar o convívio entre todos enquanto se deixa o ACE um pouco melhor são os objetivos primordiais desta atividade".

Os participantes, divididos em equipas, tendo em conta as aptidões de cada um, iniciaram devidamente equipados e cumprindo as normas de segurança aplicáveis, os trabalhos nos diversos espaços. Na capela a renovação da cerca em madeira que a envolve, os pontos de eletricidade internos e externos foram objeto de profunda revisão e o corte de várias espécies de flora não autóctone e de outras foram as principais ações levadas a cabo pelos participantes.

Pelo meio, um almoço tipicamente escutista, diversos lanches para os participantes recuperarem as suas forças, muitas brincadeiras, convívio, partilha, jogos organizados pelo Departamento Pedagógico do ACE e à noite um Fogo de Conselho, tornaram o trabalho mais leve e alegre.

Fundado a 1 de maio, de 1959 o ACE celebrou este ano 50 anos de existência e foi-lhe atribuído durante as comemorações, a insígnia de Centro Escutista de Excelência.

Recentemente o ACE foi alvo de uma renovação importante ao nível das instalações sanitárias e da casa de staff.

O ACE tem uma equipa de 20 elementos permanentes, com mandato para um triénio e está organizado em quatro departamentos: Gestão; Pedagógico; Comunicação e Manutenção. Durante o período de verão aceita Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes para staff sazonal.

Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.
 
Bookmark and Share