INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Ação mobilizou escuteiros e pais.
Artigo publicado a 2019-11-26 /// 743 visualizações
 
Escuteiros recolhem 8.600 kg de lixo
O Dia Nacional do Mar contou com o envolvimento de escuteiros numa ação global de limpeza de zonas costeiras e fluviais.
No Dia Nacional do Mar, comemorado a 16 de Novembro, e como forma de mostrar e exemplificar o empenho do CNE na proteção da natureza, dinamizou atividades nacionais de limpeza de praias e zonas fluviais.

Em todo o País estiveram envolvidos 44 agrupamentos de 13 regiões, mobilizando cerca de 1.800 escuteiros e pais que no total recolheram cerca de 8.600 kg de lixo.

Entre os diferentes tipos de lixo recolhido encontraram-se: matriculas, motas, carrinhos de supermercado, pneus, frigoríficos, sendo um dos mais frequentes o cotonete de plástico. E a explicação é simples, segundo José Rodrigues, Secretário Nacional do Ambiente e Sustentabilidade "As pessoas tendem a colocar os cotonetes na sanita, e como são mais finos do que as redes das estações de tratamento de águas, estes vão diretamente para o mar e rios, aumentando a poluição causada pelo ser humano, prejudicando todo o ambiente".

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade promove o mês de novembro como o "Mês do Mar", onde centenas de ações terão lugar, e onde todos os Agrupamentos (do continente e das ilhas) são chamados à ação pela defesa das nossas praias e das zonas costeiras e fluviais. É hora de agir; vamos torná-las mais limpas!

De salientar que esta ação "Mês do Mar" assinala os 41 anos que passaram desde a primeira ação de limpeza de praias dinamizada pelo CNE.

Texto e fotografia de: Secretaria Nacional Ambiente e Sustentabilidade.
 
Bookmark and Share