INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Bento de Sousa Lopes, novo Chefe Regional a assinar o auto de posse.
Artigo publicado a 2019-10-28 /// 366 visualizações
 
Novos órgãos regionais na Região do Porto
Junta Regional e Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional tomaram posse no passado dia 25 de outubro.
Os novos órgãos regionais do Porto tomaram posse, no Auditório da Diocese do Porto, com a presença de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, do Chefe Nacional Ivo Faria, do Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, António Cerqueira, as Juntas de Núcleo da Região do Porto, os Chefes Regionais de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria e Lisboa e ainda representantes de todas as secções do CNE.

"Desafia-te a Ser Porto" foi o projeto apresentado pela lista única concorrente à Junta Regional para o triénio de 2019/2021 e têm como principal objetivo "... desafiar cada escuteiro a construir, sentir e partilhar a identidade do Escutismo vivido no Porto", pretendem ainda "... aproximar realidades, desenvolver sinergias, respeitar idiossincrasias e criar uma identidade una e reforçada que espalhe a dimensão do Escutismo do e no Porto."

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, desafiou e incitou os que agora se comprometem com o projeto do Escutismo no Porto a "Como os Ramos da Videira" do Plano Diocesano de Pastoral 2019/2020, produzir um "bom fruto" alicerçando-se na mística de B-P e na mística da espiritualidade cristã. É imperioso ser capaz de praticar um escutismo vivo, determinante, aberto aos outros, ao agrupamento, à paróquia, a Deus.

Isabel Fontes, Presidente da Mesa dos Conselhos Regionais, reconheceu e agradeceu o trabalho desenvolvido pelos anteriores órgãos regionais, desejou felicidades aos agora eleitos e desafiou-os a encetar uma caminhada no sentido "de serem Guias e que levem a região a crescer, não só em número mas também por dentro, em caráter". Lembrou a todos os presentes que a humildade, a sensatez o espírito de equipa, são o segredo para dignificar, ainda mais, o escutismo na Região do Porto.

A Junta Regional é constituída por: Bento de Sousa Lopes, Chefe Regional; Teresa Mansilha, Chefe Regional Adjunta; Paulo Rodrigues, Secretário Regional Pedagógico, Hélder Magalhães, Secretário Regional para os Adultos; Diogo Pereira, Secretário Regional para a Comunicação; Sofia Pinto, Secretária Regional para a Gestão; João Carvalho, Secretário Regional para o Património e Justino Queirós, Secretário Regional para a Ação Local.

O Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional é composto por Carlos Nobre, Presidente; Matilde Santos, Vice-Presidente e José Teixeira, Secretário.

Texto de: Manuel Joaquim. Fotografia de: Região do Porto.
 
Bookmark and Share