INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Os escuteiros foram desafiados a reviver a ida do Homem à Lua, mas num papagaio de papel.
Artigo publicado a 2019-10-27 /// 160 visualizações
 
Mercado Internacional inspira escuteiros a ir mais além
Decorreu este fim de semana, em Leiria, mais uma edição do Mercado Internacional. A atividade, da responsabilidade da Secretaria Internacional e, este ano, em parceria com a Junta Regional de Leiria-Fátima, juntou cerca de 600 escuteiros.
Durante a manhã de sábado, Lobitos e Exploradores/Moços tiveram a oportunidade de experimentar tradições, técnicas e culturas de outros países, com workshops como Taekwondo, confeção de sushi e guacamole, caracteres chineses ou dança do dragão. Já a III, IV secção, os Dirigentes e Candidatos a Dirigente participaram numa série de painéis dedicados à experiência internacional enquanto escuteiros e/ou voluntários. O destaque claro foi para o painel com Miguel Duarte e Paula Cruz, da associação Humans Before Borders, que suscitaram nos presentes o impacto de quem ajuda refugiados junto à linha mais perigosa do mapa das migrações.

À tarde, a Feira das Atividades Escutistas Internacionais encheu o Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca de escuteiros, divididos entre expositores que mostravam atividades realizadas lá fora e curiosos, à procura de ideias, soluções e novas e criativas formas de realizar as suas atividades internacionais.

Hoje, domingo, o dia foi dedicado ao planeamento de uma Atividade Escutista Internacional (AEI). Os participantes tiveram a oportunidade de, através de uma dinâmica, explorar as várias fases da preparação de uma AEI.

Sob o mote da ida do Homem à Lua e com um papagaio de papel que lhes serviu de nave, os escuteiros presentes foram desafiados a voltar para os seus agrupamentos e pôr em prática o conhecimento que adquiriram ao longo deste fim de semana.

O Mercado Internacional 2019 decorreu na cidade de Leiria e contou com cerca de 600 escuteiros de todo o país.

Texto de: Rita Oliveira. Fotografia de: Gonçalo Pinto.
 
Bookmark and Share