INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Novos desafios no projeto Reflorestar+
Artigo publicado a 2019-10-25 /// 112 visualizações
 
9 mil árvores entregues a 80 lesados dos incêndios
No dia 19 de outubro, os escuteiros de Santa Comba Dão entregaram 9 mil árvores a 80 lesados dos incêndios de 2017.
Integrado no projeto Reflorestar +, foram entregues ao todo 2800 medronheiros; 1800 carvalhos; 2160 castanheiros; 900 pinheiros mansos; 770 bétulas; 640 plátanos distribuídos por oito localidades.

Esta iniciativa começou no início do ano quando chegaram ao concelho 15 mil árvores pelas mãos dos escuteiros oferecidas pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) após uma candidatura ao projeto Natura.

Entretanto foi lançado o desafio aos escuteiros com o #projeto100árvores e vieram cerca de 200 voluntários oriundos de norte a sul do país, que entre 23 de fevereiro e 30 de março plantaram cinco mil árvores em locais públicos indicados pelas juntas de freguesia.

Foram ainda entregues à Misericórdia de Santa Comba Dão, 1000 pinheiros mansos.

Agora com a candidatura ordenada dos 80 lesados e entrega e plantação destas 9 mil árvores fica cumprido o objetivo de reflorestar aproximadamente 10% dos 8400 hectares de floresta ardida no concelho.

Reflorestar + contou com o apoio do Município e das Freguesias do concelho de Santa Comba Dão, bem como do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Um agradecimento especial ao Engenheiro Florestal do município, responsável pela orientação geral das espécies e quantidades adequadas para os terrenos.

Aos dirigentes, pais e elementos que fizeram acontecer mais este sonho, aquele abraço.

Texto de: Coruja Divertida. Fotografia de: Agr. Santa Comba Dão.
 
Bookmark and Share