INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
O stand do CNE contou com a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e da Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alexandra Ruivo Cordeiro.
Artigo publicado a 2019-10-02 /// 126 visualizações
 
CNE no Encontro Nacional de Juventude
A 17.ª edição do Encontro Nacional de Juventude decorreu no Parque de Campismo Rio Alto, na Póvoa de Varzim, de 26 a 29 de setembro.
Dezenas de jovens provenientes de todo o país encontraram-se na Póvoa de Varzim de 26 a 29 de setembro, envolvendo-se no Encontro Nacional de Juventude (ENJ), onde o CNE esteve presente através do seu stand promocional e dos vários escuteiros participantes no evento.

Esta edição do ENJ teve lugar no Parque de Campismo Rio Alto, albergando os vários participantes em bungalows e oferecendo a todos um vasto programa sobre o tema do evento, a reforma do sistema político. Houve dezenas de oradores convidados, infindáveis opiniões, animação e muito convívio durante estes quatro dias de encontro, onde o debate e a troca de ideias e experiências não faltaram.

Tendo sido o tema do encontro a reforma do sistema político, a poucos dias das eleições legislativas, foram dinamizados no stand institucional do CNE alguns workshops para os participantes do evento sobre o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, bem como outros focados nos ODS nº 12 - Consumo e Produção Responsáveis, nº 13 - Ação Climática, e nº 15 - Vida Terrestre. O stand do CNE contou com a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e da Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alexandra Ruivo Cordeiro.

De entre as várias atividades do programa, importa referir a ocorrência de sessões organizadas, em pequenos grupos, com o apoio dos formadores presentes, que visaram a reflexão sobre a participação jovem, a representatividade, o futuro para os jovens no mercado de trabalho, os desafios às novas artes da cultura, a visão jovem sobre o sistema de educação e o papel dos jovens na sustentabilidade ambiental.

O evento pautou-se ainda pela presença de convidados especiais, como candidatos às eleições legislativas, ou como a eurodeputada Lídia Pereira, que se debruçou sobre a situação atual de emergência climática e democrática. Adicionalmente, fizeram parte do programa cultural o humorista Alexandre Santos, os Insert Coin, Nice Groove, DJ residente ou Padre Guilherme Peixoto.

O Encontro Nacional de Juventude é promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, que é o órgão representativo das organizações de juventude portuguesas, na qual o CNE é membro de pleno direito. Este encontro foi também organizado em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Texto de: Joana Bacelar. Fotografia de: Gonçalo Pinto.
 
Bookmark and Share