INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
61 agrupamentos conseguiram entregar 30 toneladas.
Artigo publicado a 2019-06-19 /// 901 visualizações
 
Quartel Electrão entrega ambulância e prémios a bombeiros
A 4ª Edição da campanha "Quartel Electrão" contou com o apoio do CNE.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) apoiou esta campanha através de 61 Agrupamentos que conseguiram recolher e entregar às Associações de Bombeiros cerca de 30 toneladas de equipamentos elétricos e pilhas para reciclagem.

O "Quartel Electrão" é um projeto de cariz social e ambiental, dirigido às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a reciclagem e valorização de equipamentos eléctricos, lâmpadas, pilhas e baterias usadas e de ajudar as corporações de bombeiros. Esta iniciativa pretende distinguir as corporações que juntem a maior quantidade de toneladas de resíduos para reciclagem, sendo posteriormente convertidos numa contribuição financeira para os bombeiros.

O apoio do CNE a esta iniciativa, segundo José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, prende-se com as questões ambientais e de proteção da natureza, pilares fundamentais do escutismo, e da implementação de uma verdadeira economia circular, com a reciclagem e recuperação de materiais que poderiam, de outra forma, ir parar ao lixo indiferenciado.

Segundo Nuno Dias, chefe do agrupamento 1334, a participação nesta ação tem a ver com a responsabilidade ambiental e comunitária dos escuteiros, tendo sido envolvida a Junta de freguesia local, apostando em dinâmicas junto da população que resultaram numa recolha de cerca de 2.400kg de resíduos, e também em angariação de fundos uma vez que irão receber uma comparticipação monetária.

Para Marisa Coelho, chefe de um dos mais recentes agrupamentos do País, o 1401, o envolvimento comunitário, com a Junta de Freguesia e os Pais dos escuteiros do agrupamento, foram factores determinantes de sucesso, imprimindo a máxima "Deixa o mundo um pouco melhor do que o encontraste" a todos os envolvidos, uma vez que permitiu recolher e reencaminhar cerca de 1.100kg de resíduos.

O “Quartel Electrão” 2018/2019 contou com a participação de 212 corporações de bombeiros de todo o país. No total das quatro edições, os resíduos recolhidos rondam as cinco mil toneladas, das quais 32 são de pilhas e baterias e 53 são de lâmpadas.

O Electrão "Associação de Gestão de Resíduos entrega uma ambulância de transporte de doentes, prémios no valor de 7.500" convertíveis em equipamento de proteção florestal e cartões pré-pagos de combustível, no valor de 4.000€, às corporações de bombeiros vencedoras.

Texto e fotografia de: Comunicação da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade.
 
Bookmark and Share