INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Guias apresentam as suas conclusões.
Artigo publicado a 2019-05-19 /// 283 visualizações
 
Reflexão, debate e conclusões no último dia do Encontro Nacional de Guias
Neste segundo dia da atividade os Guias estiveram a debater e refletir a temática "Escutismo e Comunidade" e apresentaram as suas conclusões.
Este último dia de atividade os Guias começaram logo pela manhã em Secção a debater diversos temas, todos eles sob a temática "Escutismo e Comunidade", de modo a perceberem o impacto que os jovens têm na Comunidade, bem como o impacto que pretendem ter e como podem melhor o seu envolvimento na mesma.

Já em plenário os Guias foram convidados a apresentar as suas conclusões. Os Lobitos apresentaram a mais valia do escutismo para os jovens e para a comunidade, os Exploradores e Moços falaram sobre a proteção ambiental, comunicação e imagem do CNE e ainda as ações de envolvimento da associação na comunidade, os Pioneiros e Marinheiros apresentaram as suas conclusões relatando o que a comunidade lhes dá, o que dão à comunidade e o que a comunidade espera deles, e por fim os Caminheiros e Companheiros defenderam a mais valia de estarem disponíveis e de forma ativa em prol das comunidades locais, sendo o CNE é parte dessa comunidade.

No final do encontro os responsáveis nacionais das Secções agradeceram o envolvimento de todos os Guias presentes e ainda o apoio dos respetivos dirigentes na concretização desta atividade. Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE na despedida relembrou a todos o discurso do Papa Francisco, na última Jornada Mundial da Juventude, no Panamá onde referiu que os jovens são o presente e que o agora já está a acontecer. Lembrou ainda que o CNE tem 10 mil Guias, reforçando a importância que têm dentro da associação.

A fechar este Encontro Nacional de Guias foram eleitos os Guias que irão representar a sua Secção, no próximo Conselho Nacional.

Na hora de regressar às suas regiões o sentimento entre os Guias era comum, podem vir de realidades diferentes, de diferentes Secções, contudo, existem muitas preocupações e inquietações comuns entre eles. As suas conclusões vão ser agora trabalhadas pela Secretaria Nacional Pedagógica e apresentadas em breve.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Matilde Gonçalves.
 
Bookmark and Share