INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Eu, Europeu promovido pelo CNE.
Artigo publicado a 2019-05-08 /// 181 visualizações
 
Eu, Europeu - CNE promove Semana Europeia da Juventude
O CNE promoveu o Eu, Europeu em estreita cooperação com a rede Eurodesk.
Ao longo da passada semana, de 29 de abril a 5 de maio, centenas de organizações juvenis dos 28 estados da União Europeia promoveram a Semana Europeia da Juventude sob o tema A Democracia e Eu, tendo o CNE sido uma delas através das ações Eu, Europeu.

As ações Eu, Europeu realizaram-se no Porto e em Lisboa, no dia 2 de maio, tendo juntado alguns escuteiros que ficaram a conhecer oportunidades que a Europa oferece todos os dias aos seus cidadãos, financiadas pelo seu Corpo Europeu de Solidariedade - projeto oriundo da Comissão Europeia.

Por um lado, o evento de Lisboa contou com a presença da Associação Juvenil Pro-Atlântico, que apresentou as imensas vagas de intercâmbios e voluntariado que tem disponíveis para jovens portugueses realizarem projetos internacionais. Estiveram presentes três voluntários luxemburgueses que residem agora em Portugal e após um agradável testemunho dos mesmos, também duas escuteiras portuguesas que estiveram em Itália e na Finlândia através do Erasmus+ puderam dar o testemunho da sua experiência com o programa.

Por outro lado, o evento do Porto contou com a presença da associação portuguesa OKNA, que entre vários outros projetos e eventos culturais, também coordena projetos Erasmus+, recebendo voluntários e estagiários estrangeiros. Entre os vários e inspiradores testemunhos de jovens provenientes da Roménia, República Checa e Lituânia que se encontram em Portugal através do programa, foi possível esclarecer as dúvidas dos participantes e apresentar motivos sólidos e fortes para aproveitarem este tipo de atividades.

O CNE promoveu o Eu, Europeu em estreita cooperação com a rede Eurodesk, uma rede europeia de informação para jovens e profissionais da área de juventude com apoio contínuo da Comissão Europeia através do Programa Juventude em Ação.

Texto de: Joana Bacelar. Fotografia de: Francisco Lopes.
 
Bookmark and Share