INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
CNE presente neste encontro de jovens.
Artigo publicado a 2019-02-28 /// 284 visualizações
 
Encontro de Jovens acolhe o documento final do último Sínodo dos Bispos
Cerca de 60 pessoas presentes no encontro de jovens promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil promoveu no passado dia 23 de fevereiro, um encontro de jovens para acolher o documento final do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, à fé e ao discernimento vocacional.

O Seminário Diocesano de Leiria acolheu cerca de 60 pessoas, representantes dos secretariados, movimentos e congregações com ação na Pastoral Juvenil (Raquel Kritinas e P. Luís Marinho, representaram o CNE) e jovens comprometidos e envolvidos na ação evangelizadora (a Maria e o João Pedro, em nome do CNE).

Ao longo de todo o dia, D. Joaquim Mendes expôs cada uma das partes do documento final e partilhou experiências vividas em Roma durante o Sínodo. E os três jovens portugueses presentes na reunião pré-sinodal de março passado, entre os quais Rui Teixeira, pilotaram a dinâmica da reunião.

Já divididos em grupos de trabalho e sobre indicações precisas para serem identificados três pontos de ação imediatos na Igreja Portuguesa, houve espaço para exposição de realidades, partilha de preocupações, discussão de ideias e conclusões a fim de despertar um sentido de caminharmos todos juntos.

Para o CNE, o acolhimento do que foi e é o Sínodo é um desafio para os tempos de hoje, mas queremos essencialmente que haja espaço para o diálogo e para testemunhos de verdadeira sinodalidade. Os nossos escuteiros não são só o futuro, são também o "agora" da Igreja.

Já está anunciado que em 25 de março próximo o Papa Francisco publicará a exortação apostólica que assumirá com um texto próprio a proposta da Igreja para o tempo presente.

Texto de: Maria Marques da Costa. Fotografia de: Raquel Kritinas.
 
Bookmark and Share