INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Visita ao centro de operações do Comando Nacional de Operações, na Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Artigo publicado a 2019-01-24 /// 487 visualizações
 
Encontro Nacional de Delegados da Proteção Civil
O Encontro contou com a presença de cerca de 30 Delegados Regionais e de Núcleo, representando 11 Regiões e 16 Núcleos do CNE.
No passado fim de semana de 19 e 20 de janeiro, a Secretaria Nacional de Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do seu Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança (DNPCS), desenvolveu mais um Encontro Nacional de Delegados de Proteção Civil.

Este Encontro realizou-se nas instalações da Corporação de Bombeiros Voluntários de Carnaxide, em Lisboa, tendo contado com a presença de cerca de 30 Delegados Regionais e de Núcleo, representando 11 Regiões e 16 Núcleos.

Diversas temáticas foram trabalhadas durante o Encontro, desde a apresentação dos projetos e iniciativas que o DNPCS está a desenvolver e que pretende implementar durante o ano de 2019; ponto de situação sobre o processo de implementação dos Planos de Medidas de Autoproteção (MAP`s) dos espaços físicos do CNE, facultando-se ferramentas e procedimentos aos Delegados para um maior apoio aos Agrupamentos que apresentem dificuldades no desenvolvimento desta obrigação legal.

Foram também desenvolvidos trabalhos em grupo, os quais tiveram por objetivo a criação de ferramentas mais simples e eficazes para que sejam aplicados ao nível dos Agrupamentos, Secções e mesmo nas Patrulhas/Equipas, sensibilizando e reforçando a área da segurança na preparação e desenvolvimento das atividades.

Neste Encontro há ainda a destacar a presença de Patrícia Gaspar, 2ª Comandante Nacional, da ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), na apresentação, em regime de Reunião de Planeamento, do Exercício Nacional que irá ser dinamizado em Maio 2019, pela ANPC, denominado "CASCADE`19", o qual envolverá diretamente o DNPCS e 4 Regiões do CNE (Aveiro, Lisboa, Setúbal e Évora).

A localização da Reunião e a presença de Patrícia Gaspar permitiu ainda a realização de uma visita às instalações da ANPC, em particular, ao centro de operações do Comando Nacional de Operações.

Pese embora o carater técnico dos trabalhos desenvolvidos, a título de curiosidade, os participantes tiveram a possibilidade de viver muito o "espírito escutista" ao assistir à Partida de dois Caminheiros, no final da Eucaristia, do Agrupamento 412, de Alfragide.

Foi um fim de semana enriquecedor para todos os participantes, criando-se um grande entusiasmo em ordem ao futuro, para que se cumpra cada vez mais a máxima do DNPCS, "uma atividade Segura é uma atividade Feliz".

Texto e fotografia de: Comunicação da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade.
 
Bookmark and Share