INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
A conhecer todas as propostas que o DNA tem para ti.
Artigo publicado a 2019-01-17 /// 430 visualizações
 
Vertente ambiental na prova regional do Tecoree de Coimbra
As provas regionais do Tecoree, na região de Coimbra este ano contaram com uma apresentação dos projetos e oportunidades educativas da área do ambiente disponíveis e ao alcance de todos.
Inseridos na atividade regional Tecoree 2019, os guias e alguns elementos das equipas de pioneiros e marinheiros participantes na atividade tiveram a oportunidade de explorar várias propostas da vertente ambiental e perceber um pouco melhor como esta pode ser valorizada e explorada nas nossas atividades escutistas, nomeadamente através de projetos e oportunidades educativas já existentes no Departamento Nacional de Ambiente, havendo também um conjunto de parcerias e projetos disponíveis que foram brevemente apresentadas.

Enquanto escuteiros, protetores (acrescidos) da nossa Mãe Natureza, foram sensibilizados para a problemática das alterações climáticas e do impacto que estas causam, cada vez mais, mas também do impacto que nós podemos ter, como maior associação de jovens e a diferença que podemos fazer. "Não podemos mudar o mundo mas podemos fazer a diferença no mundo".

Neste sentido foram também apresentados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e como as equipas, comunidades e agrupamentos podem abordar e trabalhá-los.

Indo ao encontro do 15º objetivo "proteger a vida terrestre", esteve presente o Jael Palhas, representante do projeto Invasoras.pt, que abordou o tema das "invasoras" biológicas (com as quais lidamos nas nossas atividades), dando assim a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimulando a participação ativa dos escuteiros quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação.

Agradecemos a todos os presentes que ativamente participaram e decidiram colaborar com melhores práticas ambientais e futuros projetos.

Texto de: Mariana Amado. Fotografia de:José Miguel Mósca.
 
Bookmark and Share