INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Encontro Nacional de Juventude é promovido pelo Conselho Nacional de Juventude.
Artigo publicado a 2018-12-18 /// 432 visualizações
 
CNE presente no Encontro Nacional de Juventude
A 16.ª edição do Encontro Nacional da Juventude decorreu no Centro de Congressos do Estoril, este evento também marcou o encerramento de Cascais 2018 Capital Europeia da Juventude.
Centenas de jovens provenientes de todo o país, dezenas de personalidades convidadas, infindáveis opiniões e muito convívio e animação - foi assim que, durante três dias, o CNE esteve representado, não só através do seu stand promocional, como também através dos vários escuteiros que estiveram presentes no Encontro Nacional de Juventude (ENJ), que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, de 12 a 14 de dezembro.

Tendo sido o tema do encontro a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU,1948), foi dinamizado pelo CNE um jogo sobre os Direitos Humanos para os participantes do evento.

Por outro lado, foram realizadas no palco principal várias exposições e debates em torno do tema, que contaram com oradores experientes, partilha de opiniões e interação com os participantes. Ocorreram ainda algumas sessões organizadas, em pequenos grupos, e com o apoio dos formadores presentes, que visaram a reflexão sobre como seria a Declaração se fosse escrita hoje.

O evento pautou-se também pela presença do convidado especial General Ramalho Eanes, que interveio sobre o acesso dos jovens aos seus direitos e, entre outros, a atuação da banda HMB, sessões de conversa com o humorista Fernando Alvim e ainda o programa televisivo "Governo Sombra".

Por fim, deu-se o encerramento da Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, tendo subido ao palco os vários agrupamentos de escuteiros pertencentes ao concelho, recebendo um prémio como agradecimento pela participação ativa nos eventos criados com o município, como o Jota Joti e as Mafeking Talks.

O Encontro Nacional de Juventude é promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, que é o órgão representativo das organizações de juventude portuguesas, na qual o CNE é membro de pleno direito.

Texto de: Joana Bacelar. Fotografia de: Rui Dinis.
 
Bookmark and Share