INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Dirigentes reunidos para debater várias temáticas relacionadas com o atual estado da Formação da Região.
Artigo publicado a 2018-11-26 /// 89 visualizações
 
1º Fórum Regional de Dirigentes de Viana do Castelo
Marcaram presença 180 dirigentes da região de Viana do Castelo, representando 23 agrupamentos.
O Centro Pastoral Paulo VI, em Viana do Castelo acolheu o primeiro Fórum Regional de Dirigentes da região. Divididos em vários painéis temáticos, os participantes tiveram a oportunidade de abordar os últimos 10 anos de Formação Inicial na Região, um tema moderado pelo Diretor de Formação da Região de Viana do Castelo, Abílio Silva, e que contou com a participação do Chefe Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino e do antigo Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira.

Por outro lado, no Painel subordinado ao tema “Os fascínios da sociedade atual e o afastamento do Movimento Escutista”, o Chefe Nacional Adjunto Joaquim Freitas, convidou o Sociólogo e antigo Chefe Regional José Miguelote e o membro da Equipa Nacional de Coordenação Pedagógica do CNE, Paulo Pinto a abordarem esta temática dirigida, sobretudo, aos Dirigentes que trabalham com Pioneiros e Caminheiros.

De seguida, iniciou-se o Painel que procurou apurar as principais necessidades formativas dos Dirigentes, contando com a participação do Secretário Regional para a Qualificação dos Agrupamentos, Vitor Lima e da Secretária Nacional de Adultos do CNE, Susana Fonseca, moderados pela Formadora do CNE Isabel Braga.

Durante a tarde e já com a presença do Chefe Nacional, Ivo Faria, o investigador do Instituto de Educação da Universidade do Minho, José Augusto Palhares, apresentou alguns dos "Desafios à formação dos adultos-dirigentes no CNE", abordando os temas mais prementes quanto à educação e aprendizagem ao longo da vida no movimento escutista, impulsionando o debate entre os intervenientes dos vários painéis e os dirigentes presentes no Fórum.

O balanço final deste Fórum foi, quer para a organização como para os intervenientes e participantes, muito positivo face ao interesse demonstrado nos temas em debate, à partilha de conhecimentos e à troca de opiniões entre todos, ficando em aberto a possibilidade da realização de futuras edições.

O Fórum Regional de Dirigentes foi uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional para a Qualificação dos Agrupamentos e pela Junta Regional de Viana do Castelo para todos os dirigentes e Candidatos a Dirigente da Região Escutista de Viana do Castelo.

Texto de: João Lima Abreu. Fotografia de: Secretaria Regional Comunicação e Imagem de Viana do Castelo.
 
Bookmark and Share