INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Participantes das 13 regiões escutistas.
Artigo publicado a 2018-11-09 /// 343 visualizações
 
ENFORMA/EDF - Escutismo: Movimento Seguro
No Centro Nacional Escutista de Fátima estiveram presentes 46 participantes, provenientes de 13 regiões.
Decorreu no passado fim de semana de 27 e 28 de outubro mais uma edição do Encontro Nacional de Formadores e Diretores de Formação (ENFORMA/EDF), no Centro Nacional Escutista de Fátima, com a presença de 46 participantes, provenientes de 13 regiões.

O tema deste encontro foi o "Escutismo: Movimento Seguro", que reflete a prioridade assumida pelo Corpo Nacional de Escutas, em linha com as preocupações da Organização Mundial do Movimento Escutista sobre a proteção de crianças e jovens perante abusos e ameaças várias, patentes na última Conferência Mundial do Escutismo, realizada em Baku, Azerbeijão, em 2017.

Ao longo dos dois dias do encontro foram abordadas as cinco áreas definidas pelo CNE neste âmbito: Dependências, Relação educativa e abusos, Internet segura, Bullying e Boas práticas.

Cada uma das áreas foi apresentada por um especialista convidado, explorando os conteúdos relevantes, com o envolvimento de todos os participantes em debate, dinâmicas e trabalhos em patrulha.

No final do ENFORMA/EDF, os participantes ficaram capacitados para dinamizarem eventos de formação sobre o tema, a todos os dirigentes do CNE. Foi disponibilizado um conjunto de conteúdos, ferramentas e fichas de módulos de formação que irão orientar a implementação e disseminação do Escutismo: Movimento Seguro.

A Secretaria Nacional dos Adultos, em conjunto com as regiões, desenvolverá esta temática prioritária no CNE, de modo que todos os Dirigentes e Candidatos a Dirigente, enriqueçam o seu percurso formativo, para que sejamos ativos na prevenção e proteção dos nossos Lobitos, Exploradores/Moços, Pioneiros/Marinheiros e Caminheiros/Companheiros.

Texto de: Secretaria Nacional dos Adultos. Fotografia de: Nelson Pantaleão.
 
Bookmark and Share