INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Perto de 1300 escuteiros participaram na abertura do ano escutista.
Artigo publicado a 2018-10-18 /// 714 visualizações
 
Abertura do Ano Escutista em Viana do Castelo
No passado dia 13 de outubro, Castelo do Neiva a acolheu cerca de 1300 escuteiros que participaram na Abertura do Ano escutista 2018/2019, da região de Viana do Castelo.
Esta é a atividade que marca o início de um novo ano de atividades da região, cujo tema integrador é "Amar", tendo como figura inspiradora Santo Inácio de Loyola, uma figura de grande relevo na história da Igreja Católica, não só por ser o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), mas sobretudo, pelo seu singular percurso humano e crente.

Durante todo este dia, os escuteiros tiveram oportunidade de vivenciar o tema proposto para o novo ano, a partir de um conjunto de atividades diversificadas, de acordo com o Programa Educativo da respetiva secção. Para os mais jovens, os Lobitos, a Equipa de Atividades preparou um conjunto de jogos, tendo por base a recriação do caminho percorrido por Inácio de Loyola na sua incessante "busca por Deus". Os Exploradores e Pioneiros, partiram à descoberta de vários percursos pela freguesia de Castelo do Neiva, intercalados com um vasto conjunto de jogos e tarefas. Os Caminheiros, foram desafiados a percorrer parte do Caminho Português da Costa, Caminhos de Santiago, desenvolvendo um conjunto de tarefas preparadas para esta Atividade Escutista.

Ao Final da Tarde, todo o contingente regional juntou-se para a Cerimónia Oficial da Abertura do Ano Escutista, antecedida pelo já habitual Sarau Escutista, o jantar-convívio partilhado por todos os 25 Agrupamentos presentes. Na cerimónia protocolar desta atividade, o Chefe Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino desejou a todos os escuteiros e agrupamentos da região, um ano cheio de grandes atividades, agradecendo o empenho e a dedicação de todos os dirigentes e equipas que, ao longo dos anos, permitem a realização destas grandes atividades Escutistas.

Em ano do 40º aniversário da sua fundação, o Chefe do Agrupamento local, 537 de Castelo do Neiva, José Figueiredo, agradeceu a presença de todos os escuteiros e entidades, congratulando-se pela vivacidade e legado reconhecido a este Agrupamento. Esta cerimónia protocolar contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia do Castelo do Neiva, Paulo Torres, da Vereadora para a Coesão Social, Juventude, Voluntariado e Serviços Urbanos, Carlota Borges, e com o Pároco da Freguesia de Castelo do Neiva, Pe. Xavier Moreira, com palavras de apreço e incentivo a todos os presentes.

A Abertura do Ano Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo em colaboração com o Agrupamento de Castelo do Neiva e contou com o apoio da Junta de freguesia local, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).

Texto de: João Lima de Abreu. Fotografia de: Secretário Regional Comunicação e Imagem.
 
Bookmark and Share