INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Encontro de Responsáveis para a área do Desenvolvimento e das Relações Externas.
Artigo publicado a 2018-10-17 /// 1212 visualizações
 
Olhos no futuro!
Tempo para parar, pensar, edificar...
A última Conferência Mundial (Azerbaijão, 2017) veio reforçar a necessidade de alertar e mobilizar as associações escutistas de todo o mundo a fazerem um retrato o mais fiel possível da sua realidade, identificar fragilidades e desenvolverem estratégias plenamente integradas que permitam o desenvolvimento da missão do movimento escutista, potenciando o seu impacto em cada um dos seus escuteiros - e por isso mesmo cada vez em mais escuteiros - e nas comunidades onde estão inseridos.

Foi com base nestas orientações que se realizou no passado dia 13 de outubro de 2018, no Centro Nacional Escutista de Fátima, o Encontro de Responsáveis para a área do Desenvolvimento e das Relações Externas.

Aveiro, Braga, Lisboa, Leiria-Fátima, Porto, Vila Real e Madeira estiveram presentes neste dia de trabalho, marcado pela apresentação de um retrato nacional e regional em termos de efetivo, sustentado por um estudo estatístico levado a cabo pelo CNE, que serviu de mote para discussão e trabalho naquelas que serão as necessidades e prioridades de cada região. Houve ainda tempo para se trabalhar no primeiro esboço da política de relações externas do CNE, um documento ainda em desenvolvimento.

Ficou agendado o próximo encontro para 2 de fevereiro de 2019, com espaço para uma maior partilha de boas práticas regionais e de núcleo.

O estudo levado a cabo pelo CNE ficará à disposição da Associação e a Equipa Nacional de Desenvolvimento procurará avaliar com cada equipa regional quais os caminhos a seguir à análise, e como poderemos edificar futuros neste tempo a caminho do nosso centenário.

Texto de: Lara Serafim. Fotografia de: Joaquim Freitas.
 
Bookmark and Share