INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Os participantes desta primeira formação.
Artigo publicado a 2018-07-17 /// 914 visualizações
 
Formação para dirigentes no Oceanário
Ao abrigo da parceria estabelecida entre o Oceanário de Lisboa e o CNE, através do Departamento Nacional de Ambiente, a formação em "Plasticologia marinha" aconteceu no dia 14 de julho no Oceanário.
O que é Plasticologia? Tem origem no grego plastikos (plástico) e logos (estudo), ou seja, é a ciência que estuda os plásticos: o caminho que percorrem no oceano e a sua interação e impacto nos organismos e ecossistemas marinhos.

O objetivo foi sensibilizar os formandos para o problema do lixo marinho e incentivar o desenvolvimento de ações com as suas secções/agrupamentos que contribuam para a consciencialização deste problema e para a mudança de hábitos de consumo e de comportamentos no sentido de diminuir a nossa pegada ecológica.

A equipa de formação do Oceanário chamou a atenção para o facto de 80% do lixo marinho ser constituído por plásticos (por ano produzimos 8 milhões de toneladas de plástico que vão parar ao oceano!), quais os tipos de lixo marinho mais comuns, a sua origem e os impactos nos organismos marinhos.

A formação teve a duração de 4 horas, e contou com 15 dirigentes e candidatos a dirigentes. Foi uma tarde cheia de ideias novas para diminuir o consumo de plásticos, formas de sensibilizar os escuteiros com atividades práticas e ainda houve tempo para uma visita aos habitantes do oceanário!

Brevemente os formandos irão aplicar nas suas secções/agrupamentos o que aprenderam contribuindo localmente para a resolução do problema do lixo marinho, uma das grandes ameaças aos ecossistemas marinhos.

Brevemente haverá mais formações, fiquem alerta e inscrevam-se!

Texto de: Sónia Duarte. Fotografia de: Ana Marta Magalhães.
 
Bookmark and Share