INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Responsáveis dos museus reunidos.
Artigo publicado a 2018-07-13 /// 519 visualizações
 
Encontro Nacional de responsáveis dos museus do CNE
O Museu Nacional do CNE acolheu o primeiro encontro nacional de responsáveis de museus escutistas em Portugal.
No passado, dia 10 de julho realizou-se o primeiro encontro nacional de responsáveis pelos museus existentes em Portugal do CNE.

Neste encontro estiveram presentes os responsáveis pelo Centro de Documentação Escutista do CNE, (que integra o Museu Nacional do CNE) o do Museu de Dume, do Museu do Campo-Escola Fraião e ainda do Centro de Documentação de Escutismo - Cova da Piedade.

Este encontro histórico decorreu, nas instalações do Museu Nacional do CNE, nas Olaias, e foi possível discutir diversos pontos de interesse para a promoção e divulgação dos conteúdos dos respetivos museus, bem como criar condições para partilha desses mesmos conteúdos e disponibilidade para colaborar em rede, continuando cada um dos espaços a desenvolver a sua própria identidade, mantendo as suas características e gestão independente como até aqui.

As iniciativas conjuntas vão desde a participação conjunta em eventos nacionais e internacionais, á partilha de conteúdos online e informação digitalizada, criação de roteiros de visita e promoção dos diferentes museus, partilha de projetos que vão da elaboração de vídeos 360º dos museus, á elaboração de exposições temáticas conjuntas. Bem como a utilização do software de gestão documental a adquirir pelo Centro de Documentação Nacional que vai permitir que todos possam aceder e integrar a informação existente. Com todas estas iniciativas, foi possível formalizar a criação da Rede de Museus Escutistas de Portugal.

Este é um passo significativo para vir a criar melhores condições e melhores conteúdos expositivos para todos quantos visitem estes diferentes espaços para melhor conhecer a história do CNE e do escutismo em Portugal.

No futuro pretende-se convidar as outras associações escutistas e guidistas a também integrarem vasto projeto.

Texto e fotografia de: Sérgio Mouta.
 
Bookmark and Share