INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Exploradores e Moços há um novo desafio para ti!
Artigo publicado a 2018-07-05 /// 258 visualizações
 
Dinâmica para o Dia do Patrono Exploradores/Moços
No próximo dia 25 de julho celebra-se o Dia de São Tiago Maior. A Equipa Nacional de Exploradores e Moços preparou um desafio para ti.
Este ano desafiamos Exploradores e Moços a "Agir com S. Tiago Maior".
Tiago foi dos primeiros a abandonar tudo para seguir Jesus. Também nós podemos ser colaboradores próximos de Jesus e fazê-lo de diversas formas.
Cabe-lhes a eles descobrirem como. A ti Chefe, pedimos-te que os ajudes a aceitar o desafio!

Através do jogo "Fishing Fixe", os Exploradores/Moços devem escolher 6 peixes dos 10 propostos. Não os podem pescar a todos, temos de cuidar dos nossos mares e garantir uma pesca sustentável.

O objetivo é, também, aferir a capacidade deles de escolha em função daquilo que podem/conseguem concretizar. Esta dinâmica poderá constituir-se como uma ferramenta pedagógica. Cada peixe que escolherem representa um desafio.

As regras são simples:
- O jogo é para ser jogado entre 7 e 28 de julho;

- Poderá ser feito em Patrulha/Tripulação ou em Expedição/Flotilha;

- Em Patrulha/Tripulação ou em Expedição/Flotilha terão que arranjar uma rede de pesca onde vão afixar os peixes cujos desafios conseguirem cumprir;

- Para participar devem inscrever-se aqui . Depois descarregam as fichas de jogo correspondentes aos peixes que escolherem;

- Até dia 31/7 deverão enviar um texto, breve, que relate a experiência deles ao realizarem esta dinâmica, acompanhado de uma foto da Patrulha/Tripulação ou da Expedição/Flotilha junto com a rede de jogo e os peixes, e as fotos dos desafios a serem realizados, para exploradores.mocos@escutismo.pt (As fotos e trabalhos recebidos depois desta data já não poderão ser considerados para efeitos de divulgação/publicação);

- Os três melhores textos serão divulgados na revista Flor de Lis de setembro;

- Neste jogo apelamos para que cumpram todos os artigos da Lei mas de maneira particular o 2º (O Escuta é leal). Neste ponto o Dirigente assume um papel fundamental para que todos joguem em igualdade de circunstâncias.

Para se tornarem "Pescadores de Homens", como S. Tiago, deverão ser capazes de concretizar os 6 desafios dos peixes que escolherem e nós deveremos ser capazes de os ajudar, incentivar e proporcionar as condições necessárias para que o progresso dos nossos adolescentes seja uma realização pessoal, consciente e natural, contribuindo de forma decisiva para a consecução dos objetivos do Escutismo.

Texto de: Equipa Nacional de Exploradores e Moços. Imagem: CNE.
 
Bookmark and Share