INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Escuteiros participam em atividade Oceanos de Vida.
Artigo publicado a 2018-06-15 /// 489 visualizações
 
Celebrações do Dia Mundial dos Oceanos
Atividade sob o lema "Oceanos de Vida" promove ações de sensibilização para as questões da crescente poluição de plásticos.
No âmbito das comemorações mundiais do dia dos Oceanos, instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas, o Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto (CENFA), realizou no passado sábado dia 9 de Junho uma atividade sob o Lema "Oceanos de Vida".

De facto, o CENFA de S. Jacinto pela sua privilegiada e extraordinária localização numa plataforma de interseção entre o Mar e a Ria, tem, entre outras, uma obrigação inerente de divulgar, promover e realizar todas as ações tendentes a sensibilizar as crianças, jovens e comunidade em geral, para a problemática dos Oceanos nomeadamente a questão sensível da crescente poluição de plásticos.

Assim, a atividade realizou-se em seis fases distintas:
Perceber o problema e o seu impacto para a humanidade – com a apresentação de algumas imagens e números relativamente a este problema complexo que estamos a viver; Identificar a pegada ecológica plástica traduzida nas ações de cada um – com a construção de um quadro em que se pode avaliar, embora de forma não científica mas com efeitos pedagógicos interessantes, a marca que cada um de nós está a deixar na poluição por plásticos; Identificar oportunidades de implementar ações pessoais e comunitárias para reduzir essa pegada - através daquelas que são as nossas vivências em família e em comunidade; Assumir compromissos pessoais e de patrulha para ajuste de procedimentos mais favoráveis e de acordo com a consciência ambiental - elaborando cada um o seu próprio cartão compromisso e ainda através da assinatura de uma Promessa Plásticos Não; Agir - Ação de recolha de plásticos na praia de S. Jacinto – colocando assim os participantes no terreno e em contacto direto com a realidade que resultou de, em apenas meia hora e duzentos metros de praia percorrida, a recolha de dois grandes sacos de plásticos, redes etc; Avaliação da Atividade - recebendo contributos dos próprios participantes quanto a novas matérias a integrar mas também de como decorreu a experiência no sentido de se melhorarem dinâmicas.

Foi assim um dia cheio que sensibilizou e envolveu jovens e adultos nesta demanda em prol de Oceanos com Vida.

Texto e fotografia de: Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto.
 
Bookmark and Share