INÍCIO /// INTERNACIONAL
 
 
 
 
 
Supera-Te foi o desafio lançado na Travessia 2018.
Artigo publicado a 2018-04-24 /// 503 visualizações
 
Supera-TE! CNE e MSC voltam a juntar-se para a Travessia 2018
Foi com o mote Supera-Te! que cerca de 50 dirigentes e candidatos a dirigente do CNE e do Movimiento Scout Católico (MSC)viveram a Travessia 2018, de 21 a 22 de abril, em Navasfrías, Salamanca.
Os participantes foram desafiados a superarem-se e a mostrarem os seus super-poderes enquanto escuteiros que podem, tal como os Super-Heróis, fazer a diferença com a sua ação.

Equipas com participantes dos dois países fizeram, já encarnando o super-herói com que mais se identificam, um Peddy-Papper em Navasfrías. A chuva foi presença contínua, mas não foi suficiente para esmorecer o seu espírito escutista, a diversão e a motivação.

Aceitando a indicação dada pela Organização Mundial do Movimento Escutista, tiveram a oportunidade de em conjunto conhecer, consciencializar-se e desenvolver propostas de ação para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Seja enquanto sujeitos individuais, escuteiros no seu agrupamento ou através de parcerias CNE-MSC.

Mas os heróis não são apenas os de “capa e espada”. Foi isso que os recordou o sacerdote durante a eucaristia na qual lembrou o seu avô que, apesar de todos os seus medos e receios, nunca desistiu e sempre lutou por aquilo em que acreditava, tornando-se, assim, um exemplo para quem o conhecia. Um verdadeiro Super-Herói!

Na Ceia dos Povos surge a oportunidade de conhecer um pouco da gastronomia das regiões de origem dos participantes. Braga, Porto, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Sevilla, Palencia, Astúrias e Madrid partilharam o que de melhor têm para oferecer.

A noite foi animada por jogos de treino, em que os super-heróis tiveram oportunidade de colocar em prática os seus super-poderes através de jogos de estratégia, rapidez, coordenação e precisão.

A Travessia é isto: partilha de valores, trabalho de parceria e desenvolvimento da união, cooperação e espírito escutista entre o CNE e o MSC.

Texto de: Secretaria Internacional do CNE. Fotografia de: Ricardo Gomez.
 
Bookmark and Share