INÍCIO /// NACIONAL
 
 
 
 
 
Diferentes regiões presentes nesta formação.
Artigo publicado a 2018-04-20 /// 1326 visualizações
 
Capital Europeia da Juventude acolhe Módulo Marítimo
Cascais acolheu durante dois fins de semana 3 e 4 de março e 14 e 15 de abril o 5º Ciclo do Módulo Marítimo.
Estas ações de formação, da responsabilidade da Secretaria Nacional dos Recursos Adultos e da Equipa Nacional Escutismo Marítimo têm por base as especificidades metodológicas e as atividades do escutismo marítimo e permite a formação dos Candidatos a Dirigente que estão ao serviço dos Agrupamentos Marítimos, neste caso com carácter obrigatório, ou de outros interessados, a título facultativo.

Recomenda-se fortemente que todos aqueles que desenvolvem regularmente atividades náuticas, canoagem, vela, navegações em jangadas ou em embarcações precárias, que frequentem este Módulo Marítimo para possibilitar a sua realização enquadradas em critérios de segurança e de bem-estar para as nossas crianças e jovens.

Participaram nesta formação elementos dos agrupamentos de Leça da Palmeira, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto, Parque das Nações, Setúbal, Nova Oeiras, Barreiro, Vialonga, S. Julião da Barra, Belém e da Junta de Núcleo Lisboa Ocidental.

Cada formando foi convidado a partilhar as suas experiências enriquecendo a formação e foram abordadas várias temáticas, como a Topografia de um Navio, Navegação em Segurança, Vivências do Meio Naútico, Segurança a Bordo, Meteorologia, Características do Plano de Água, Escutismo Movimento Seguro, entre outros, sempre com o objetivo de proporcionar aos formandos os conhecimentos e competências necessários para estarem habilitados a planear e implementar as atividades náuticas em segurança nas suas unidades.
Esta formação permitiu ainda aproximar os recursos adultos dos vários agrupamentos, neste mar que nos une.

O Ciclo do Módulo Marítimo contou com o patrocínio e apoio da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da Capital Europeia da Juventude – Cascais 2018 e das Atividades Desportivas Náuticas, Clube Naval de Cascais e Junta de Núcleo da Barra.

Texto de: Fernando Lima. Fotografia de: João Fonseca.
 
Bookmark and Share