INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Centro Pedagógico do Jardim Zoológico acolheu o o curso.
Artigo publicado a 2018-03-04 /// 1103 visualizações
 
Jardim Zoológico acolhe Curso de Educação Ambiental
Realizou-se em 3 de março mais um Curso de Educação Ambiental, no Centro Pedagógico, do Jardim Zoológico de Lisboa, que contou com a presença de 20 dirigentes e caminheiros de diferentes regiões.
O Curso de Educação Ambiental contou com participantes da região de Beja, Coimbra, Évora, Lisboa, Santarém, Setúbal e Vila Real, e ainda um representante da União dos Escoteiros do Brasil.

O presente curso foi estruturado com base nos objectivos da Insígnia Mundial do Ambiente (IMA), tendo o programa assente na divulgação dos projetos do Departamento Nacional do Ambiente (DNA).

A jornada começou com a demonstração da importância da educação ambiental no Escutismo, sendo ainda feita uma divulgação dos resultados do programa "Trees for the World". Os trabalhos da manhã encerraram com o programa "Coastwatch", que registou a colaboração de Carla Pacheco do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e Ecomar. Antes da sessão da tarde os participantes puderam verificar, através de uma visita pedonal, a valiosa biodiversidade e a boa gestão de cerca de 300 espécies do Jardim Zoológico.

O protocolo "ÓleoTorres", para além da sua explicação, realçou a questão da reutilização de óleos, culminando com um exemplo prático de confeção de velas feita pelos participantes. As boas práticas ambientais do “Leave no Trace”, foi mais um projecto do DNA que mereceu destaque.

A encerrar as apresentações teve lugar um "briefing" sobre protecção civil, a cargo de Ricardo Capitão do Departamento Nacional de Protecção Civil e Segurança (DNPCS). O curso terminou com a partilha entre todos de programas ambientais locais, nomeadamente a nível regional e de agrupamento.

Texto de: Abel Melo e Sousa. Fotografia de: Mário Ferreira.
 
Bookmark and Share