INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
Escuteiros no CEADA na ação de plantação.
Artigo publicado a 2018-02-19 /// 755 visualizações
 
"Um Escuteiro, Uma Árvore"
1500 árvores entregues neste fim de semana a agrupamentos de norte a sul do país.
O Departamento Nacional de Ambiente (DNA) fez uma parceria com a The Navigator Company de forma a aumentar e incentivar a participação no programa Trees for the World "Um Escuteiro, uma Árvore".

Como resultado desta parceria a The Navigator Company entrega de forma gratuita um total de 4 800 árvores de quatro espécies autóctones, Carvalho, Medronheiro, Pinheiro-bravo, Sobreiro. Estas entregas serão feitas em dois períodos, 16 de fevereiro e 2 de março.

Assim, durante este fim de semana foi feita a primeira entrega, cerca de 1500 árvores, aos agrupamentos inscritos de norte a sul do país. E já foram muitos os agrupamentos que arregaçaram as mangas e fizeram as primeiras plantações, em vários pontos do país, onde estavam devidamente identificadas as espécies de árvores autóctones da região.

Cada escuteiro inscrito, teve direito a receber um badge contendo informação sobre a importância de proteger a floresta e sobre "como plantar uma árvore". Existe todo um trabalho de sensibilização para preparação de ações futuras de intervenção na floresta, quer através das plantações, quer de limpeza e manutenção ou vigilância.

O DNA pretende com esta iniciativa contribuir e a concretizar o Objetivo 15 - recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade - incluído nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, na agenda 2030.

Relembramos que A The Navigator Company é uma das principais responsáveis pela valorização e renovação da floresta portuguesa, detendo o maior viveiro de plantas florestais certificadas na Europa, com uma capacidade de produção anual de 12 milhões de plantas de 100 espécies diferentes.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: António Laranjeira.
 
Bookmark and Share