INÍCIO /// ACTUALIDADE
 
 
 
 
 
D. José Traquina mantém ligação próxima ao escutismo.
Artigo publicado a 2017-10-10 /// 1557 visualizações
 
D. José Traquina novo bispo de Santarém
O novo bispo de Santarém foi escuteiro e manteve sempre uma ligação muito próxima ao movimento escutista.
O Papa Francisco, em nota da Nunciatura Apostólica, nomeou D. José Traquina, até ao momento bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, como novo bispo de Santarém.

D. José Traquina tem 63 anos, nasceu em Évora de Alcobaça e foi ordenado padre a 30 de junho de 1985. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, foi responsável máximo da Vigararia Cadaval-Bombarral. Integrou o Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa e na Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Traquina é vogal das comissões da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, do Laicado e Família e da Missão e Nova Evangelização.

Em 2014 foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa, neste mesmo ano visitou a estação nacional, da atividade nacional do CNE Jota Joti e em entrevista à Flor de Lis relembrou o seu tempo de escuteiro, onde desempenhou diversos cargos, desde chefe de agrupamento, chefe de Clã e por fim assistente em diversos agrupamento e ainda no Núcleo do Oeste.

Relembra aqui a entrevista de D. José Traquina à Flor de Lis.

A cerimónia solene de D. José Traquina, na Diocese de Santarém, irá decorrer no próximo dia 26 de novembro, pelas 16h00, na Igreja de Santa Clara.

Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Gonçalo Vieira.
 
Bookmark and Share