INÍCIO /// REGIÕES
 
 
 
 
 
Pioneiros/Marinheiros puseram em prática os seus conhecimentos de orientação e pioneirismo.
Artigo publicado a 2017-05-19 /// 1007 visualizações
 
Edição de 2017 do ICTHUS
A atividade realizou-se em Setúbal e teve como tema Pier Georgio Frassati – Ele viveu com fé e tu és capaz?, estiveram presentes 800 pioneiros/marinheiros.
No dia 30 de abril, realizou-se a atividade anual e regional da III secção – ICTHUS – que começou a ser pensada e elaborada logo no início do ano escutista.

Para a realização do ICTHUS, os Pioneiros/Marinheiros foram ouvidos no Curso de Guias Regional onde deram a sua opinião de como gostariam que fosse a atividade. Retiradas as ideias de todos, tentámos e, também em conjunto com os Chefes de Comunidade/Frota recolher mais ideias para ir ao encontro da vontade dos Pioneiros/Marinheiros.

Ainda ao longo do ano os Pioneiros/Marinheiros foram desafiados pela Equipa Pedagógica a realizar algumas atividades, que culminavam no ICTHUS. Nestes desafios os Pioneiros/Marinheiros deram asas à sua imaginação e, conseguiram superar as nossas expectativas.

Foram meses de reuniões, levantamentos e bastante trabalho, mas finalmente chegou o grande dia – o dia da festa azul!

A nossa atividade realizou-se em Setúbal e teve como tema Pier Georgio Frassati – Ele viveu com fé e tu és capaz?, estiveram presentes 800 pioneiros/marinheiros.

Iniciou quando os Jogos da Primavera terminaram, com uma corrida de carrinhos de rolamentos, que todas as comunidades/frotas construíram com base num dos desafios acima indicados.
Finda a corrida, partiram para o local de pernoita, na Escola Secundária Sebastião da Gama. No dia seguinte após a alvorada partiram em raide pela cidade e serra da Arrábida.

Nesta atividade os Pioneiros/Marinheiros puseram em prática os seus conhecimentos de orientação e pioneirismo, passaram pontes himalaias, fizeram slide, escalada, gincana de mini rafts (atividade náutica), onde tivemos apoio dos escuteiros marítimos da nossa região e de uma empresa de desportos radicais – Wind.

Ao final da tarde todos os Pioneiros/Marinheiros regressaram ao local de partida, para entregarem as respostas de todas as provas feitas ao longo do percurso. Foi servido o jantar, o local arrumado e procedemos à cerimónia de encerramento e entrega de prémios.

Este ano ficaram nos três primeiros lugares as seguintes equipas:
1º lugar – Agrup. 699 Miratejo – Equipa Gandhi
2º lugar – Agrup. 467 Charneca da Caparica – Equipa Gonçalves Zarco
3º lugar – Agrup. 467 Charneca da Caparica – Equipa Simon Bolívar

A cerimónia terminou com os gritos de cada equipa/equipagem e comunidade/frota e, apesar do cansaço, com um sorriso nos lábios e uma grande vontade de para o ano voltar e, viver esta grande festa azul.

Texto de: Cátia Pereira. Fotografia de: Secretaria Regional da III secção.
 
Bookmark and Share