INÍCIO /// AGRUPAMENTOS
 
 
 
 
 
Agrupamento 61, Olivais comemora 61 anos.
Artigo publicado a 2017-02-16 /// 1494 visualizações
 
60 Anos de Escutismo na Paróquia de Santa Maria dos Olivais
Tal como há seis décadas atrás, numa manhã igualmente fria de Inverno, todos se reuniram, na ocasião para dar início, hoje para festejar, celebrar e dar continuidade ao trabalho dos fundadores.
A 27 de Janeiro de 1957 oficializou-se o Escutismo na Paróquia de Santa Maria dos Olivais, Agrupamento 61, com a Promessa dos Escuteiros constituintes da Patrulha Esquilo.

Tal como há seis décadas atrás, numa manhã igualmente fria de Inverno, todos se reuniram, na ocasião para dar início (1957), hoje para festejar, celebrar e dar continuidade ao trabalho dos fundadores.

O dia foi longo e começou bem cedo com a cerimónia do içar das bandeiras Nacional e de Agrupamento, acompanhando o ato com o cantar dos devidos hinos por todos os presentes. Seguiu-se um breve enquadramento histórico dos 60 anos de existência, que deram mote às atividades do dia, com a realização de um Jogo de Vila subordinado ao imaginário “Viagem no tempo…”, em que os 90 escuteiros da atualidade, divididos em oito equipas, corporizaram atividades típicas das décadas passadas e deixaram mensagens para a 7ª década que agora se inicia.

Da parte da tarde todo o efetivo participou na Eucaristia, tempo de reflexão, em que se lembraram os antigos escuteiros e foram dadas graças pelo seu Serviço à Comunidade, espaço onde um dos Fundadores, Chefe Renato Graça, já com 86 anos, deu testemunho e lembrou os tempos idos, mostrando admiração pelo trabalho feito, deixando palavras de estímulo à continuação da Missão.


Ao final da tarde, após a cerimónia do arrear das bandeiras houve lugar ao lanche de confraternização, com o apagar das 60 velas do Bolo de Aniversário, partilhado entre todos os antigos e atuais Escuteiros, muitos deles vindo de bastante longe para participar no evento.

Porque o dia ainda tinha algumas horas, para coroar as festividades, realizou-se a XI Edição da “Feira das Sopas”, evento com tradições, que além de ser uma fonte de receita, fundamentais para o patrocínio de diversas atividades e aquisição de equipamentos. Este serão foi acompanhado com danças e karaoke envolvendo todos os participantes escuteiros, familiares e amigos.

Texto de: Paulo Ferreira. Fotografia de: Agrupamento 61.
 
Bookmark and Share