INÍCIO /// AGRUPAMENTOS
 
 
 
 
 
Pioneiros fizeram a diferença no Centro de Acolhimento.
Artigo publicado a 2016-08-26 /// 1503 visualizações
 
Na Maré com B-P, um Mundo novo a construir
Após várias semanas de preparação o empreendimento chegou para os Pioneiros do agrupamento 1226, Bajouca, da região de Leiria.
A sede foi o ponto de encontro onde seguimos juntos, para a estação de Pombal para apanhar o comboio para Campanhã, no Porto.

Quando chegámos dirigimo-nos, a pé, para a sede do agrupamento 1104 de Paranhos onde iriamos ficar alojados. Depois de conhecermos a sede e de arrumarmos as nossas coisas fomos almoçar, junto à igreja.

O Centro de Acolhimento de Campo Lindo foi o local onde realizámos uma atividade de voluntariado com várias crianças. Para além de pintarmos jogos tradicionais no chão do estacionamento, pintamos um desenho na parede e jogamos jogos com eles. Para muitos nós este foi o ponto alto da atividade, pois foi uma experiência única e nova, em que pudemos viver outra realidade e fazer outras pessoas felizes, no fundo cumprimos o nosso dever como escuteiros, porque a melhor maneira de ser feliz, é contribuir para a felicidade dos outros.

À noite fomos passear até ao Rio Douro e viver a magia da noite do Porto.

No dia seguinte fomos em direção aos Jogos de fuga, que também adorámos, uma vez que estimularam o nosso trabalho em equipa e nos divertimos imenso resolvendo, por exemplo, enigmas. Quando terminámos fomos almoçar num jardim, perto do centro da cidade. Durante a tarde fizemos um jogo de cidade, conhecendo assim vários monumentos e locais importantes naquela que é uma grande cidade, visitámos a Livraria Lello, Torre dos Clérigos, Palácio do Cristal, entre outros. O jogo de cidade pretendeu enriquecer o nosso conhecimento cultural, sendo que foi uma boa experiência.

Após a celebração eucaristia e para surpresa dos pioneiros os chefes tinham encomendado o jantar, francesinha, algo que a maioria de nós não conhecia. Depois de jantarmos fomos, então, fazer o fogo conselho. Na parte cómica preparámos um jogo de fuga amador para os nossos chefes, na parte séria refletimos os bons momentos que passámos neste ano escutista e, com cânticos pelo meio, “o dia chegou ao fim”.

O último dia dirigimos-mos à estação de Campanhã e despedimo-nos desta cidade que tanto gostámos de conhecer, levamos o coração maior e com muitas memórias e aventuras.

Texto e fotografia de: Agrupamento 1226.
 
Bookmark and Share